O SMCDF

Formar homens e mulheres vocacionados/as para o serviço do Reino de Deus na Igreja metodista do Estado do Rio de Janeiro. Para isso ele oferece cursos de curta e longa duração para futuros/as clérigos/as e leigo/as.

http://www.seminariometodista-rio.com.br/missao/

O Seminário metodista César Dacorso Filho foi criado em 1958 para formar os pastores da Igreja metodista no Rio de Janeiro. À época chamava-se Instituto Asbury. Em 1962, por decisão conciliar, foi mudado seu nome para homenagear o primeiro Bispo Brasileiro da Igreja metodista: César Dacorso Filho, mas continuou fiel à sua vocação fundamental.

O curso de teologia livre nasce com o grande desafio de responder às demandas de uma Igreja em processo de crescimento e expansão. Mais que isso, o novo Seminário quer ser uma referência de educação de qualidade não somente para os metodistas, mas para todos os que têm interesse em receber uma formação teologicamente sedimentada. Queremos, pois um curso de Teologia onde se cultive uma “Fervorosa inteligência”, nos moldes do Metodismo wesleyano.

http://www.seminariometodista-rio.com.br/sobre-o-curso/

A matrícula é feita depois da realização do exame vestibular que acontece duas vezes ao ano, sempre em junho e dezembro. Está isento deste vestibular quem já tem curso superior.

O curso teológico-pastoral (Bacharel livre de teologia) dura 04 (quatro) anos.  Sendo que o último ano é dedicado à prática do Estágio e redação de um TCC (Monografia).

A mensalidade até dezembro de 2017 custa R$ 317,00, devendo ser reajustada em 2018 com base na inflação.

As aulas do SMCDF acontecem na cidade do Rio de Janeiro nas dependências do Colégio Bennett (Prédio Eliza Perkinson – EP), que fica na Rua Marquês de Abrantes, 55, no bairro do Flamengo, ao lado da estação do Metrô. São 10 encontros presenciais (quinzenais), sempre aos sábados, de 8h30min às 15h30min.

Os/as docentes do SMCDF são, em sua maioria, Presbíteros/as da Igreja metodista. Todos/as têm titulação adequada para o ensino da disciplina de sua responsabilidade. Há professores/as com Mestrado e doutorado pela PUC/Rio; UFRJ, UERJ. Há alguns, inclusive, com formação internacional.

http://www.seminariometodista-rio.com.br/docentes/

O curso está estruturado numa modalidade de oferecimento sequencial de disciplinas. Estas são ministradas de modo semipresencial. As aulas presenciais são intercaladas com aulas ministradas por meio de uma plataforma de ensino à distância (EaD).

http://www.seminariometodista-rio.com.br/curriculo/

O SMCDF oferece somente cursos livres, isto significa que ele não tem vínculo com o Ministério da Educação e nem oferece curso credenciado pelo MEC. O curso teológico-pastoral, entretanto, é credenciado pelo Colégio episcopal da Igreja metodista para a formação dos/as futuros/as Pastores/as na 1ª e na 7ª REs.

É possível saber mais sobre o SMCDF acessando o seu Site:

www.seminariometodista-rio.com.br .

Ou telefonando para a secretaria, tel.:
21 2557-3542,
que funciona de terça à sexta-feira, das 8h às 11h.

Aqui, há um formulário de contato, telefone e mapa de acesso.

http://www.seminariometodista-rio.com.br/contato/